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Reporte Final

Os trabalhos relativos a esta ocorrência foram finalizados.

Português  


Informações Gerais


Ocorrência nº: 200809111658940

Classificação: ACIDENTE

Tipo: [OTHR] OUTROS

Data: 11/09/2008 Horário (utc): 19:27h

Cidade: SANTARÉM, PA, BRA

Aeródromo: FORA DE AERODROMO

Local da Ocorrência: ***

Danos à terceiros: NÃO

Histórico: QUANDO A 5 MINUTOS PARA O POUSO,A 1200 FT,A ANV APRESENTOU FALHA DO MOTOR EM VÔO.COM VARIAÇÕES DE RPM,ESTANDO ALIMENTADA,NESSE MOMENTO,PELO TANQUE DIREITO.


Aeronave Envolvida #1


Matrícula: PTNNM

Local da última decolagem: SDWQ - ALENQUER - ALENQUER, PA, BRA

Local do pouso pretendido: SBSN - MAESTRO WILSON FONSECA - SANTARÉM, PA, BRA

Categoria de registro: TPX - TRANSPORTE PÚBLICO NÃO REGULAR

Tipo de operação: TÁXI AÉREO

Fase de operação: DESCIDA

Danos à aeronave: LEVE

Tipo de Aeronave: AVIÃO

Estado de registro: BRASIL

Ano de fabricação: 1977

Fabricante: NE - NEIVA INDUSTRIA AERONAUTICA

Código ICAO do Modelo: P28R [?]

Modelo: EMB-711C

Número de série: 711160

Peso máximo de decolagem: 1202,0


POB / Lesões

Quantidade Função Grau
1 PASSAGEIRO FATAL
1 PASSAGEIRO ILESO
1 TRIPULANTE ILESO

Informações Adicionais


Informação não cadastrada!


Fatores Contribuintes

Fator Nível de Contribuição Observações
PROCESSO DECISÓRIO INDETERMINADO A TROCA DE TANQUES REALIZADA DE FORMA DESARMÔNICA DIFICULTOU O GERENCIAMENTO PRECISO DA QUANTIDADE DE COMBUSTÍVEL REMANESCENTE. ALÉM DISSO, DEGRADOU O GERENCIAMENTO DO BALANCEAMENTO DO COMBUSTÍVEL ENTRE OS TANQUES, VISTO QUE TAL DESEQUILÍBRIO, NÃO PODERIA ULTRAPASSAR O DIFERENCIAL DE 19 LITROS DE COMBUSTÍVEL NOS TANQUES.
CULTURA ORGANIZACIONAL CONTRIBUIU A EMPRESA NÃO DESENVOLVEU, NO SEU QUADRO FUNCIONAL, UMA POLÍTICA DE SEGURANÇA DE VOO, NO SENTIDO DE PADRONIZAR ALGUNS PROCEDIMENTOS COMO O GERENCIAMENTO DO COMBUSTÍVEL ENTRE TANQUES E O PLANEJAMENTO DAS MISSÕES. A EMPRESA NECESSITAVA APROXIMAR OS TRABALHOS DE SEGURANÇA DE VOO COM O SETOR DE OPERAÇÕES.
INSTRUÇÃO CONTRIBUIU O PILOTO FOI DESIGNADO PARA A FUNÇÃO DE COMANDANTE, SEM O CUMPRIMENTO DO PROGRAMA DE TREINAMENTO DA EMPRESA, EVIDENCIANDO A CONTRIBUIÇÃO DO INADEQUADO TREINAMENTO DO PILOTO, HAJA VISTA QUE O GERENCIAMENTO DO CONTROLE DE COMBUSTÍVEL FOI FATOR PREPONDERANTE NA OCORRÊNCIA DESTE ACIDENTE.
MANUTENÇÃO DE AERONAVE CONTRIBUIU OS LIQUIDÔMETROS DEVERIAM TER SIDO CONSIDERADOS IMPRESCINDÍVEIS AO VOO PELAS CARACTERÍSTICAS ESPECIAIS QUE O MESMO DETINHA. A SUA INDISPONIBILIDADE NÃO PERMITIU QUE O PILOTO IDENTIFICASSE UMA CONDIÇÃO DE DESBALANCEAMENTO ACIMA DO MÁXIMO PERMITIDO PELO FABRICANTE DA AERONAVE, CULMINANDO NO APAGAMENTO DO MOTOR.
PLANEJAMENTO GERENCIAL CONTRIBUIU A DECISÃO DA EMPRESA DE ALOCAR O PILOTO DO PT-NNM PARA A FUNÇÃO DE COMANDANTE DE AERONAVE MONOMOTOR, SEM CUMPRIR AS EXIGÊNCIAS DA IAC 135-1002, QUE TRATA DO PROGRAMA DE TREINAMENTO E SEM SER SUBMETIDO AO CHEQUE OPERACIONAL PELA ANAC DENOTA O INADEQUADO PLANEJAMENTO GERENCIAL DA EMPRESA NO TRATO DE ASSUNTOS OPERACIONAIS.
PLANEJAMENTO DE VOO CONTRIBUIU O CONSUMO FOI CALCULADO COM BASE EM REGIMES EMPÍRICOS, SEM CONSIDERAR OS DIFERENTES REGIMES DE CONSUMO EM DECOLAGENS, SUBIDAS E OPERAÇÕES DE TÁXI. A IMPRECISÃO DOS CÁLCULOS DE PLANEJAMENTO CONCORREU PARA UMA QUANTIDADE DE COMBUSTÍVEL NOS TANQUES MENOR DO QUE A ESPERADA PELO PILOTO.
SUPERVISÃO GERENCIAL CONTRIBUIU A EMPRESA PERMITIU QUE O PILOTO REALIZASSE O VOO MESMO SABENDO QUE ESTE NÃO ESTAVA PREPARADO, CONFORME AS EXIGÊNCIAS REGULAMENTARES EXIGIAM. TANTO A EMPRESA QUANTO O PILOTO TINHAM CONHECIMENTO SOBRE AS NORMAS DE SEGURANÇA DE VOO, SOBRE A NECESSIDADE DE VIABILIZAR O PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS (PPAA), BEM COMO A IMPORTÂNCIA DE PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMAS DE TREINAMENTO. A AERONAVE NÃO PODERIA CUMPRIR A REFERIDA MISSÃO, TANTO POR FORÇA REGULAMENTAR (RBHA 91, SEÇÃO 91.205. (B) (12)), TANTO PELAS CARACTERÍSTICAS ESPECIAIS DO VOO, QUE DEPENDIA INTEGRALMENTE DAS INFORMAÇÕES DO REFERIDO INSTRUMENTO PARA QUE FOSSE CUMPRIDA DE FORMA SEGURA.

Gerado em 23 Novembro 2024 17:26h