Ocorrência nº: 201105236654663
Classificação: ACIDENTE
Tipo: [SCF-NP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTE | COM PARA-BRISAS / JANELA / PORTA
Data: 23/05/2011 Horário (utc): 10:50h
Cidade: BOA VISTA, RR, BRA
Aeródromo: FORA DE AERODROMO
Local da Ocorrência: BARRA DO VENTO
Danos à terceiros: ***
Histórico: A AERONAVE DECOLOU ÀS 06H05MIN DO AERÓDROMO DE BARRA DO VENTO (SJQK) COM DESTINO AO AERÓDROMO DE BOA VISTA (SBBV), TENDO A BORDO APENAS O PILOTO. LOGO APÓS A ROTAÇÃO, JÁ EM VOO SUSTENTADO, O PILOTO OBSERVOU UMA VIBRAÇÃO ANORMAL NA AERONAVE, JUNTAMENTE COM O ACENDIMENTO DA LUZ “DOOR WARNING” NO PAINEL DE ALARMES. DIANTE DA SITUAÇÃO, O PILOTO OPTOU POR RETORNAR À PISTA, ABORTANDO A DECOLAGEM. ENTRETANTO, AO RETORNAR À PISTA, NÃO CONSEGUIU MANTER A RETA, A AERONAVE SUBIU NOVAMENTE E DERIVOU PARA A DIREITA, SAINDO DA PISTA. O PILOTO APLICOU O REVERSO ANTES DE COLIDIR CONTRA UMA ELEVAÇÃO DE TERRA DISTANTE CERCA DE 50 METROS DO EIXO CENTRAL DA PISTA.
Matrícula: PTOSG
Local da última decolagem: SJQK - BARRA DO VENTO - BOA VISTA, RR, BRA
Local do pouso pretendido: SBBV - ATLAS BRASIL CANTANHEDE - BOA VISTA, RR, BRA
Categoria de registro: TPP - SERVIÇO AÉREO PRIVADO
Tipo de operação: VOO PRIVADO
Fase de operação: DECOLAGEM
Danos à aeronave: DESTRUÍDA
Tipo de Aeronave: AVIÃO
Estado de registro: BRASIL
Ano de fabricação: 1992
Fabricante: C - CESSNA AIRCRAFT
Código ICAO do Modelo: C208 [?]
Modelo: 208B
Número de série: 208B0300
Peso máximo de decolagem: 3969,0
Quantidade | Função | Grau |
---|---|---|
1 | TRIPULANTE | GRAVE |
Informação não cadastrada!
Fator | Nível de Contribuição | Observações |
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APLICAÇÃO DE COMANDOS | INDETERMINADO | É POSSÍVEL QUE O PILOTO TENHA APLICADO OS COMANDOS DE VOO DE FORMA INADEQUADA, NO MOMENTO EM QUE A AERONAVE RETORNOU À PISTA, IMPOSSIBILITANDO MANTER O EIXO DE DECOLAGEM E DERIVANDO PARA FORA DA PISTA. |
INSTRUÇÃO | INDETERMINADO | É POSSÍVEL QUE O TREINAMENTO DO PILOTO NÃO TENHA SIDO ADEQUADO OU SUFICIENTE, POIS APÓS O ACENDIMENTO DA LUZ DE AVISO E VIBRAÇÃO ANORMAL NA AERONAVE O PILOTO REALIZOU UM PROCEDIMENTO DIFERENTE DO QUE ERA RECOMENDADO PELO FABRICANTE E COLOCOU A AERONAVE EM UMA CONDIÇÃO DE IRREVERSIBILIDADE |
JULGAMENTO DE PILOTAGEM | CONTRIBUIU | APÓS TER RODADO A AERONAVE, O PILOTO OPTOU POR RETORNAR À PISTA EM RAZÃO DO ACENDIMENTO DA LUZ VERMELHA “DOOR WARNING”. NO ENTANTO, CONFORME O FABRICANTE, TAL SITUAÇÃO NÃO EXIGIA UMA AÇÃO TÃO IMEDIATA; AO CONTRÁRIO, O POH ORIENTAVA A CONTINUAÇÃO DO VOO OBSERVANDO PROCEDIMENTOS, CUIDADOS E VELOCIDADES LIMITES PARA CADA TIPO DE ABERTURA DE PORTA EM VOO. |
Número | Data | Recomendação | Destinatário |
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A-044/CENIPA/2013-RSV002 | 27/08/2013 | Reavaliar a adequabilidade da condição de transporte de tambores de combustível dentro das aeronaves da Mega Linhas Aéreas. | ANAC - AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL |
A-044/CENIPA/2013-RSV001 | 27/08/2013 | Reavaliar o Programa de Treinamento aplicado aos tripulantes da Mega Linhas Aéreas, principalmente no que diz respeito aos abnormal procedures e emergency procedures. | ANAC - AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL |
A-044/CENIPA/2013-RSV003 | 27/08/2013 | Divulgar o conteúdo desta investigação aos operadores de C-208. | ANAC - AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL |
Gerado em 14 Março 2025 10:20h